Blog Imóveis Casa Dez

Imobiliária em Erechim

TIPOS DE FINANCIAMENTOS PARA IMÓVEIS

TIPOS DE FINANCIAMENTOS PARA IMVEIS Antes de encontrar o melhor tipo de financiamento imobiliário para o seu caso, é necessário conhecer quais são as opções disponíveis. Dessa forma, vamos explicar como funcionam, sendo eles:
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI);
  • Casa Verde e Amarela.
Portanto, ao conhecer os tipo de financiamento imobiliários e saber como contratar um deles, você vai entender quais os requisitos exigidos. Assim o interessado poderá escolher a melhor opção. Além disso, para cada tipo de financiamento é aplicada uma amortização para quitar as dívidas.
Desse modo, é necessário prestar atenção em como a instituição financeira aplica sobre o financiamento. Então, existem 3 tipos de amortização, sendo eles:
  • Tabela Price;
  • Sistema de Amortização Crescente (Sacre);
  • Sistema de Amortização Constante (SAC).
Ao conhecer todas essas condições deste tipo de financiamento imobiliário, você poderá determinar a melhor opção para o seu perfil e encontrar as melhores taxas e condições de pagamento.
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Neste tipo de financiamento imobiliário são usados recursos de contas poupanças e do FGTS para que seja possível a liberação de crédito às pessoas que desejam comprar imóveis, ou construir.
  • Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
E se a transação não se encaixar nas características do SFH? Então deverá ser usado o SFI. Além de suprir as demandas onde o SFH não se encaixa, também é usado pelos investidores do setor imobiliário. Dessa forma, imóveis com valores altos se enquadram nesse tipo de financiamento imobiliário.
  • Casa Verde e Amarela
Programa habitacional criado com o intuito de viabilizar a compra de imóveis para os cidadãos de baixa renda. Sendo assim, tem sido possível diminuir o déficit habitacional no Brasil. Dessa forma, nesse tipo de financiamento imobiliário os brasileiros possuem condições especiais que possibilitam a compra da casa própria.
Tipos de amortização:
  • Tabela Price:
Nesta modalidade, tem parcelas fixas, na qual os juros são decrescentes e a amortização é crescente. Então, nas primeiras parcelas a maior parte dos pagamentos serão os juros.
Assim, conforme forem sendo pagas as parcelas, os juros irão diminuindo. Já que os juros são cobrados conforme o montante que ainda se deve ao banco, a cada mês reduz, afinal, mais uma parcela é paga. Dessa forma, os juros vão sendo amortizados nos valores de cada parcela.
  • Sistema de Amortização Constante (SAC)
Conforme cada parcela vai sendo paga e como os juros são calculados sobre o valor devedor, com o passar do tempo irá diminuindo o valor das parcelas. Dessa forma, ocorre uma diminuição do valor a ser pago com juros. Assim, a taxa de juros diminui enquanto a amortização é fixa.

Quais são os indexadores de crédito imobiliário?
Os indexadores de crédito imobiliário são a TR (Taxa Referencial) e um índice que mede a inflação, como o IPCA ou o IGP-M. Entre as condições do seu financiamento, ele aparece assim: taxa de juros de X% + [índice]. Conheça os indexadores de crédito imobiliário abaixo:
  • TR (Taxa Referencial)
TR é a Taxa Referencial, índice criado nos anos 1990 para corrigir saldo devedor de poupanças e de contas vinculadas ao FGTS. É utilizada também nos financiamentos imobiliários. Quem determina seu valor é o Banco Central. Desde 2017, a TR está zerada – mas uma canetada do governo federal pode mudar esse cenário.
  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)
O IPCA é o índice oficial da inflação do país, medido todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Oscila mês a mês e responde às variações de preços de produtos básicos (de alimentação, moradia e transporte) no mercado. Há maneiras de medir as tendências de inflação, mas ela é naturalmente instável.
  • IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)
Outro indicador que mede a inflação, dessa vez calculado pelo FGV/IBRE. No mercado imobiliário, é comum em contratos de aluguel. Seu número é resultado de cálculos sobre outros indicadores, como o próprio IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Como os indexadores de crédito imobiliário impactam o financiamento?
Toda vez que uma parcela de financiamento é paga, o valor da amortização contido nela é abatido do saldo devedor. Em seguida, o saldo devedor é corrigido pela taxa de juros + índice atrelado. É assim que a parcela seguinte é calculada.


financiamento de imóveis, mercado imobiliário, taxa de juros de imóveis,

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.